O Valor de um discípulo - Parte 1

Ministério Apóstolo Jose Damasco 13:37





Costumamos ouvir no adágio popular que tudo na vida tem um preço, tudo tem seu valor. Conforme vamos vivendo percebemos que esta afirmação tem um fundo de grande verdade. A verdade desta afirmação é que existe um valor para tudo, tudo tem seu valor, e os valores mudam de acordo com as preferências.

As preferências por determinadas coisas fazem com que estas tenham seu valor específico, dependendo do que seja, o grau de importância vão crescendo.

Todo líder deve valorizar ao máximo aos seus discípulos. Deve olhar para ele com olhos de águia: Porque olhos de águia? Porque a águia vê o que muitos pássaros não vêm. Mesmo estando tão longe da preza, pode contemplá-la, e planejar o ataque sem que a vitima tenha condições de planejar a defesa.

Da mesma forma deve ser o líder. Você precisa ver além do normal, além do que seus olhos físicos vêem.

Veja o discípulo não nas atuais circunstancias, mas com os olhos de Deus. Não existe discípulo que está perfeito e totalmente pronto, um discípulo se gera em oração e em ação.

I. Quando o discípulo mostra seu Valor?

1. Todo mestre de sucesso faz discípulos de sucesso, e todo discípulo de sucesso tem um mestre de sucesso.

2. Se o discípulo é alguma coisa o é por causa do investimento do mestre

3. E quando o discípulo mostra seu valor? Quando ele reconhece e segue os passos do mestre

4. Não existe discípulo sem o mestre

5. Todo discípulo requer um mestre

6. A ausência de mestre gera a escassez de discípulos

Comete um Grande erro quem pensa ser alguma coisa em si mesmo. Lembre-se que nada temos que não nos tenha sido dado do alto.

Exemplos de mestres e discípulos:

Deus e Adão, Jonatas e Davi, Elias e Elizeu, Jesus e seus doze (este foi o ápice no discipulado)

II. O Discípulo não é superior a seu mestre

Mt. 10:24 “Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor”.

Lc. 6: 40 “Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre”.

“Ser um bom discípulo é condição para ser um bom mestre.”

Você que é um líder não se preocupe em gerar um discípulo que cresça mais que você, primeiro é, que se isto acontecer, é sinal de que você está atingindo o alvo que Jesus estabeleceu para Ele mesmo: as obras que eu faço vocês as farão e ainda as farão maiores (João 14:12). Segundo é que mestre é mestre discípulo é discípulo.

Quando o discípulo deixa a soberba entrar em seu coração e ele passa a creditar que nunca mais vai precisar olhar e observar o seu mestre este está fadado a queda e a vergonha. Nunca se esqueça que Deus honra e respeita a hierarquia estabelecida

“Tornar-se mais inteligente, estudado, rico, que seus pais não lhe faz maior que seus pais.”

O crescimento do discípulo não está na gama de informações ou na quantidade que ele possui, mas sim na intensidade de sua obediência.

“O pai será sempre Pai, e o mestre sempre Mestre.”

III. Quando sou um bom discípulo?

Vai chover, o moço do profeta Elias... I Rs. 18:41-46

1. Quando estou disposto a ouvir o meu mestre

Obedece-lo incondicionalmente. O moço de Elias obedeceu, teve que ir sete vezes (v.43) até que visse a nuvem do tamanho de uma mão.

Se você quer ver os milagres acontecerem obedeça ao seu líder, obedeça ao seu pastor.

Obedecer é um exercício, diário que deve ser praticado sempre, em todo o tempo.

2. Quando acredito no meu mestre

Sou um bom discípulo quando acredito em meu mestre, no meu discipulador.
Será impossível caminhar com o seu discipulador se você não acredita nele.

Ir sete vezes no cume do Carmelo significa momento de desafio (tribulação) e a tribulação produz princípios divinos em nós (veja Romanos 5:3-5).

Muitas vezes temos que obedecer e não vemos coisa alguma acontecendo, e somos tentados a desistir.

Se o moço de Elias tivesse desistido na primeira, segundo ou mesmo na sexta vez, ele não participaria do grande mover daquele dia. Deus tem o dia de grande mover para nós mas o que nos fará alcançar é a perseverança em obedecer, o discípulo é valoroso quando obedece, e o seu valor vai duplicando conforme a permanência em obedecer

Romanos 5:35

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

O que é esperança?

Fique atento para a segunda parte do estudo, “O Valor de Um Discípulo”.

VÍDEOS